sábado, 23 de dezembro de 2006

Reorganização de cursos no IPleiria

Na última reunião do Conselho Geral do IPLeiria foi proposto pelo Presidente a emissão de um parecer relativo à possibilidade de rearranjo da distribuição de alguns cursos, que mereceu aprovação por maioria.
Em síntese, trata-se de transferir o curso de Turismo da ESE(Leiria) para a ESTMar(Peniche); o de Animação Cultural da ESAD (Caldas da Rainha) para a ESE; o de Protecção Civil da ESTMAR para a ESTG (Leiria).
Em boa medida esta decisão prende-se com a necessidade de clarificar os princípios da oferta formativa e procurar racionalizá-la, na linha do que pode ser entendido como uma antecipação relativamente à Tutela e aos resultados da avaliação em curso a cargo da EUA (European University Association).
Naturalmente polémica, a possibilidade desta reorganização da oferta formativa, agora tornada possível pelo parecer do Conselho Geral, embora com manifestações de reserva por parte de alguns representantes das respectivas escolas, ainda vai fazer correr muita tinta, embora seja claro que a orientação do IPLeiria vai no sentido do reforço da decisão central, em detrimento das autonomias ainda formalmente existentes.
No contexto actual não parecem existir grandes possibilidades de inviabilizar o sentido da proposta, tanto mais que em tempos de crise, como os que se vivem, a unidade é indispensável para afrontar os desafios externos e quanto mais divisões internas menor capacidade de manobra existe para se alcançar o objectivo que todos têm em mente - fazer do IPleiria o melhor instituto do País e uma instituição de ensino superior de referência em Portugal e no Mundo.