sábado, 20 de outubro de 2007

Scope on the Globe

"Scope on the Globe" é uma feira de educação que se realiza anualmente em Utrecht, Holanda. Tal como há feiras de de equipamentos, alimentação ou livros, esta é dedicada à oferta formativa e onde estão presentes algumas das mais reputadas escolas do mundo inteiro.
Portugal, como em muitos outros domínios, passa um pouco ao lado. Apenas o Instituto Politécnico de Leiria lá tinha um stand, o que sendo uma oportunidade para o IPL, traduz bem a forma um pouco outsider em relação à Europa, para já não falar do mundo, em que se colocam as instituições nacionais, designadamente as do Ensino Superior.
A feira permite o contacto com instituições de diversos níveis, sobretudo ligadas ao ensino profissional e superior, estabelecer parcerias e laços de cooperação que podem ser potenciados nos programas de mobilidade de estudantes e professores, aferir a evolução da oferta e é uma excelente oportunidade para o benchmarking educacional.
Portugal em termos de captação de estudantes do Ensino Superior do centro e norte da Europa tem um handicap, a língua e o facto de ainda ser muito escassa a oferta de cursos em língua inglesa, já generalizados noutros países, mas tem muitas outras vantagens em termos culturais, turísticos e de custo de vida.
A realidade conhecida da existência de centenas ou já milhares de alunos portugueses irem estudar para outros países pode ser invertida e Portugal deixar de exportar estudantes para passar a receber. Num mundo global e competitivo, a educação não foge à regra e é uma área de negócio como qualquer outra. Para além do mercado potencial do Brasil e dos PALOPs, a Europa está aqui mesmo á mão. É apenas uma questão de perceber que também neste domínio o mercado português é curto e os desafios são globais.