quinta-feira, 29 de novembro de 2007

As TIC e o sucesso educativo

Tenho estado na conferência Online Educa Berlin. Deve ser um dos mais importantes acontecimentos mundias nesta área. As virtualidades das TIC ou ICT, como aqui são referidas, são infinitas e o que já se faz por esse mundo fora é imenso.
No entanto, continua por resolver o essencial, como transpor para o sucesso escolar o enorme potencial das tecnologias. Se nas empresas e noutras áreas isso é visível e, aparentemente fácil, na educação está-se a mostrar tremendamente difícil.
Se compararmos, por exemplo, o que ocorreu nas telecomunicações, que revolucionaram as formas de comunicação, perguntar-se-á por que razão coisa semelhante não é possível com o ensino.
Talvez porque temos ainda um modelo de escola fundado no paradigma da primeira revolução industrial e não conseguimos que os sistemas educativos se movam ao ritmo da actual revolução e das novas tecnologias.
Temos a ferramenta, mas não a conseguimos tornar eficaz. Compramos um telemóvel e utilizamo-lo com proveito visível. Instalamos toda a mais moderna tecnologia que há para instalar numa escola, mas isso não assegura automaticamente mais sucesso educativo.