quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Ota ou Alcochete?

Quando tudo parecia decidido eis que a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) resolveu encomendar um estudo a reputados académicos e ex-governantes sobre a hipótese de uma nova localização do aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete.
O estudo tem feito as manchetes dos últimos dias e, aparentemente, é melhor opção do que a Ota. Não sei se é, nem isso me interessa agora. Apenas quero chamar a atenção para o que significa, em Portugal, uma associação empresarial abalançar-se a pagar um estudo alternativo ao do Governo e discutir taco-a-taco com este a opção para um novo aeroporto.
Noutros tempos isto seria impensável, agora parece quase banal. Não sei se Alcochete ganha à Ota, mas a CIP já ganhou e, atrevo-me a dizer, todos nós já ganhámos, com esta afirmação de vitalidade da chamada Sociedade Civil.
Independentemente de quem seja o Governo, existem portugueses que pensam pela sua cabeça e se arrogam o direito de dar opiniões e de se baterem por elas. Passou definitivamente o tempo de o "governo" do país se esgotar nos deputados e nos governantes que elegemos e de estes se consideraraem como detentores de toda a verdade.