segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Má-criação e laxismo

Hoje encontrei uma colega que já trabalhou comigo em várias escolas. Depois de anos no superior, regressou ao secundário. Está desmotivada e indignada. Desmotivada com a falta de interesse e o mau comportamento de um número significativo de alunos. Indignada com o laxismo de muitos colegas que, abdicando da sua dignidade e para não terem outros incómodos, fingem que não vêem a indisciplina, a má-criação e a insolência reinantes.
Contou-me que outro dia tirou um telemóvel a um aluno que estava a usá-lo indevidamente numa aula. Comentário deste: "Se me tira o telemóvel é ladra!".
Feita a participação e reunido o Conselho Disciplinar, foi-lhe aplicado um dia de férias, digo, de suspensão. A colega ainda argumentou que era curta a pena para tamanha afronta. Nem uma voz se ouviu em seu apoio.
Mas que escola é esta? Que professores são estes? Que gestão é esta? É assim que se educam os alunos? Tantos protestos e tão poucas acções naquilo que depende directamente dos professores e da gestão da escola.