domingo, 15 de junho de 2008

Dia do diploma

O Ministério da Educação (ME) vai criar o Dia do Diploma no próximo ano lectivo, conforme informação disponibilizada às organizações sindicais, no âmbito da audição relativa ao calendário escolar do próximo ano lectivo.
Com a consagração deste Dia, o ME pretende valorizar a importância da conclusão do Ensino Secundário, nível que o Governo estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa.
No mesmo sentido, o ME criará um Prémio de Mérito para os melhores alunos dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais em cada escola.
Num país onde impera a síndrome do "canudo" tenho dúvidas que o "dia do diploma" possa ser uma mais-valia, mas como diz o outro "o povo quer é folclore".
Quanto aos prémios, quem não gosta de os receber? Não será por aqui que o sistema muda, mas como se dizia na minha terra acerca dos medicamentos que um farmacêutico receitava "se não fizerem bem, mal também não".