sexta-feira, 20 de março de 2009

Líderes e lideranças em escolas portuguesas. Trajectos individuais e impactos organizacionais.

Para os que se interessam pelo tema, deixo-vos o resumo da minha tese de doutoramento. Se alguém estiver interessado na versão integral, basta pedir-ma para: jmsilva@esecs.ipleiria.pt

RESUMO
Com esta investigação visa-se aprofundar o conhecimento sobre presidentes de conselhos executivos de escolas secundárias públicas estatais portuguesas, reconstituindo os seus trajectos pessoais e profissionais, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas características de liderança, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidades de factores exercem nos resultados globais dos alunos.

RESUMEN
Con esta investigación, nuestra intención es progresar en el conocimiento sobre los presidentes de los conselhos executivos de las escuelas secundarias públicas del Estado en Portugal, reconstituyendo sus trayectos personales y profesionales, caracterizando la manera de desempeñar sus funciones, identificando sus características de liderazgo, valorando los consiguientes impactos organizacionales y la influencia que esta multiplicidad de factores ejercen en los resultados globales de los alumnos.

SUMMARY
This investigation aims to further the knowledge about Executive Board Directors of Portuguese state secondary schools, reconstituting their personal and professional paths, characterizing the way they deal with their positions, identifying their leadership characteristics, evaluating the organizational impacts resulting from these factors and the influence that this multiplicity of factors has on students’ global results.

Palavras chave: Educação, administração da educação, gestão da educação, organizações, líderes, liderança.